Gil em jazz: Teatro Gamboa vibra com show de Cláudya Costta

Show 'Refazendo Memória', de Cláudya Costta, fez releituras de músicas de Gilberto Gil em jazz no Teatro Gamboa

Por Da redação.

Fonte: Com informações de Caboclo Coelho, colunista do Aratu On

No domingo (23), o Teatro Gamboa vibrou com o show "Refazendo Memória", de Cláudya Costta, que apresentou um Gilberto Gil atravessado pelo jazz e pelas músicas que marcaram sua infância. Com voz potente, influências afro-diaspóricas e gestos que desenham o ritmo no ar, a artista entregou um espetáculo leve, brincalhão e cheio de liberdade, criando novas cores para clássicos de Gil. 

Ao lado de Márcio Pereira (guitarra e direção musical), Alexandre Montenegro (baixo acústico) e Laurent Rivamales (bateria), com participação de Cicinho de Assis, Cláudya conduziu uma das noites mais vibrantes do Gamboa, reafirmando seu nome como intérprete da música.

Veja algumas fotos:

Cláudya Costta

Cláudya Costta

Acompanhe a artista no Instagram

Campanha 'Fica Gamboa'

Ameaçado de encerrar suas atividades, o tradicional Teatro Gamboa, um dos mais importantes espaços culturais de Salvador, lançou em agosto uma campanha de financiamento coletivo para a compra do imóvel onde funciona há mais de cinco décadas. A iniciativa de “vaquinha” online busca arrecadar R$ 500 mil para a aquisição da casa e a realização de reformas estruturais.

A campanha intitulada "Fica, Gamboa" está disponível no site Catarse - www.catarse.me/ficagamboa - e tem como objetivo principal a manutenção de um espaço que, há 51 anos, serve de palco para artistas consagrados e iniciantes. A Associação Teatro Gamboa, entidade sem fins lucrativos que gerencia o espaço, tem a prioridade de compra do imóvel.

Veja, abaixo, o vídeo da campanha 'Fica, Gamboa!':

Democratização e apoio aos artistas

Em 2025, o Teatro Gamboa completa 51 anos e é reconhecido por sua atuação democrática e de suporte à cena cultural baiana. O espaço oferece pauta gratuita para artistas, apoio técnico, assessoria de imprensa e reverte o total da bilheteria para as produções, uma política viável graças ao apoio contínuo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia desde 2009.

O teatro é considerado um berço de talentos e o primeiro palco para artistas que se tornaram conhecidos nacionalmente, como Zizi Possi e Luedji Luna. Além do papel na formação e difusão de trabalhos artísticos, o Gamboa também se destaca por sua localização privilegiada, próxima ao Teatro Vila Velha e à comunidade da Gamboa de Baixo, com a qual mantém uma relação de proximidade, oferecendo espetáculos gratuitos para moradores.

Relevância cultural e histórica do Teatro Gamboa

O Teatro Gamboa é um polo de diversidade artística, com uma programação que inclui peças para todas as idades, shows de artistas independentes, stand-up comedy e oficinas. O foyer do teatro, nomeado em homenagem ao artista Jayme Fygura, também serve como espaço para exposições. A campanha de arrecadação de fundos busca preservar não apenas um prédio, mas um patrimônio cultural e uma memória afetiva do público e da comunidade artística de Salvador. 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.