Teatro Gamboa lança 'vaquinha' para comprar imóvel; veja vídeo
Campanha 'Fica, Gamboa' visa à arrecadação de fundos para comprar imóvel
Por Juana Castro.
Ameaçado de encerrar suas atividades, o tradicional Teatro Gamboa, um dos mais importantes espaços culturais de Salvador, iniciou uma campanha de financiamento coletivo para a compra do imóvel onde funciona há mais de cinco décadas. A iniciativa de “vaquinha” online busca arrecadar R$ 500 mil para a aquisição da casa e a realização de reformas estruturais.
A campanha intitulada "Fica, Gamboa" está disponível no site Catarse - www.catarse.me/ficagamboa - e tem como objetivo principal a manutenção de um espaço que, há 51 anos, serve de palco para artistas consagrados e iniciantes. A Associação Teatro Gamboa, entidade sem fins lucrativos que gerencia o espaço, tem a prioridade de compra do imóvel.
Veja, abaixo, o vídeo da campanha 'Fica, Gamboa!':
Democratização e apoio aos artistas
Em 2025, o Teatro Gamboa completa 51 anos e é reconhecido por sua atuação democrática e de suporte à cena cultural baiana. O espaço oferece pauta gratuita para artistas, apoio técnico, assessoria de imprensa e reverte o total da bilheteria para as produções, uma política viável graças ao apoio contínuo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia desde 2009.
O teatro é considerado um berço de talentos e o primeiro palco para artistas que se tornaram conhecidos nacionalmente, como Zizi Possi e Luedji Luna. Além do papel na formação e difusão de trabalhos artísticos, o Gamboa também se destaca por sua localização privilegiada, próxima ao Teatro Vila Velha e à comunidade da Gamboa de Baixo, com a qual mantém uma relação de proximidade, oferecendo espetáculos gratuitos para moradores.
Relevância cultural e histórica do Teatro Gamboa
O Teatro Gamboa é um polo de diversidade artística, com uma programação que inclui peças para todas as idades, shows de artistas independentes, stand-up comedy e oficinas. O foyer do teatro, nomeado em homenagem ao artista Jayme Fygura, também serve como espaço para exposições. A campanha de arrecadação de fundos busca preservar não apenas um prédio, mas um patrimônio cultural e uma memória afetiva do público e da comunidade artística de Salvador.
Leia também: Flipelô 2026: quando será a 10ª edição da Festa Literária do Pelourinho?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).