Vaticano instala chaminé na Capela Sistina para anúncio do novo papa
Escolha do novo papa está prevista para o dia 7 de maio
Por Da Redação.
O Vaticano concluiu nesta sexta-feira (2) a instalação da tradicional chaminé da Capela Sistina, estrutura responsável por anunciar ao mundo, por meio da cor da fumaça, se os cardeais chegaram a um consenso na escolha do novo papa. A medida marca o início dos preparativos para o conclave, que começa oficialmente no próximo dia 7 de maio.
A escolha do novo pontífice acontece após a morte do Papa Francisco, no último dia 21 de abril, aos 88 anos. Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde costumava rezar antes e depois de viagens importantes. A expectativa é de que o nome do novo líder da Igreja Católica seja conhecido nos dias seguintes ao início do conclave.
Responsável por um dos rituais mais simbólicos da Igreja, a chaminé foi instalada por uma equipe do Corpo de Bombeiros e será utilizada durante as votações secretas realizadas pelos 133 cardeais eleitores. Ao final de cada rodada, as cédulas são queimadas com substâncias químicas que produzem fumaça preta, quando não há definição, ou fumaça branca, sinalizando que um novo papa foi eleito.
De acordo com as regras, o pontífice só é escolhido com maioria de dois terços dos votos. No primeiro dia de conclave, os cardeais participam de uma única rodada de votação. A partir do segundo dia, são realizadas até quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. Se após 24 votações não houver consenso, o colégio pode optar por uma mudança na regra e definir o nome por maioria simples.
LEIA MAIS: Conheça brasileiro que integra organização do funeral do papa e do conclave
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).