Segundo comboio com alimentos e medicamentos entra na Faixa de Gaza
O objetivo da ONU é garantir um fluxo frequente de ajuda humanitária em Gaza, já que os refugiados palestinos não são autorizados por Israel a sair do território
Mais um comboio de caminhões de ajuda humanitária entrou na Faixa de Gaza pela fronteira de Rafah, no Egito, neste domingo (22/10). As informações são da Agência Reuters.
Dezenove caminhões com suprimentos médicos e alimentos foram inspecionados pela UNRWA, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os refugiados palestinos. O primeiro comboio de 20 caminhões levando alimentos, água e medicamentos entrou em Gaza neste sábado (21).
Porém, para cobrir todas as necessidades urgentes do povo de Gaza, funcionários da ONU apontam que seria necessário enviar pelo menos 100 caminhões por dia para o território palestino. Antes da eclosão do conflito, no dia 7 de outubro, centenas de caminhões entravam diariamente na região, que tem as fronteiras controladas por Israel há décadas.
O chefe humanitário da ONU, Martin Griffiths, disse à Reuters neste sábado que trabalhos para desenvolver um sistema de inspeção “leve”, por meio do qual Israel pudesse fiscalizar os comboios, estavam em andamento. O objetivo agora é garantir um fluxo frequente de ajuda humanitária, já que os refugiados palestinos não são autorizados por Israel a sair do território.
Desde o último dia 7, Israel impôs um bloqueio total à Faixa de Gaza, interrompendo a entrada de água, comida, combustível e eletricidade, e vem lançando ataques aéreos na região.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!