Mundo

Procuradoria recorre da decisão de ministro que anulou condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato

Após a anulação das condenações, Fachin remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília.

Por Da Redação

Procuradoria recorre da decisão de ministro que anulou condenações do ex-presidente Lula na Lava JatoCréditos da foto: José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira (12/3), recurso contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato. A subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defende a competência da 13º Vara Federal de Curitiba para julgar o processo. 


No recurso a PGR argumenta que as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal tiveram sucesso em demonstrar, de forma “clara”, o elo dos fatos investigados nos quatro processos com os casos de corrupção na Petrobras. O órgão afirma, ainda, que o reconhecimento da competência da 13ª Vara Federal para julgar Lula “perdurou por um longo período de cerca de cinco anos”, e que modificar o entendimento a essa altura geraria instabilidade processual e insegurança jurídica.


Na decisão de Fachin, o ministro alega que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estão relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras, alvo principal da operação. Seguindo precedentes do próprio STF, o ministro entendeu que a 13º Vara Federal não era competente. 


Caso não ocorra a reversão da decisão, a PGR pede  que o caso seja julgado de modo colegiado, pelo plenário do Supremo, por exemplo. Após a anulação das condenações, Fachin remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília.


LEIA MAIS: Bolsonaro e família têm "obsessão" pela região anal, diz Mandetta ao comentar vídeo de deputado federal


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.