Papa tem pneumonia nos dois pulmões e passa por novo tratamento
O diagnóstico da pneumonia foi feito a partir de uma tomografia do tórax, feita na tarde de hoje, no Hospital Agostino Gemelli, onde o Papa está internado
Por Lucas Pereira.
O Papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões, de acordo com atualizações da Santa Sé, nesta terça-feira (18). Internado desde a última sexta-feira (14), o líder da Igreja Católica precisou de atendimento após problemas para respirar.
O diagnóstico do quadro infeccioso foi feito a partir de uma tomografia do tórax, feita na tarde de hoje. Os médicos do Hospital Agostino Gemelli, em Roma, estão fazendo o tratamento através da “antibioticoterapia com cortisona, que torna o tratamento terapêutico mais complexo”, informou a Santa Sé.
Apesar do quadro delicado, o comunicado afirma que “o Papa Francisco está de bom humor. Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele.".
Há vários dias, o próprio Pontífice, de 88 anos, já havia mencionado publicamente os problemas de saúde que o impediram de ler as catequeses, homilias e discursos preparados.
Esta é a quarta vez que o Papa Francisco é internado no hospital romano. Ele já havia sido hospitalizado em junho de 2021 para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon, em junho de 2023 para uma cirurgia de "laparotomia e reconstrução da parede abdominal", e em março de 2023 para exames médicos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).