Papa pede fim da guerra e Zelensky liga para o pontífice: 'Agradeci o apoio'
Zelensky disse que conversou com o Papa sobre os milhares de crianças ucranianas deportadas da Rússia
Por Da Redação.
Por meio de sua conta na rede social X, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que teve uma conversa telefônica com o recém-eleito Pontífice.
+ Papa Leão 14 faz sua 1ª oração dominical; veja o que ele disse
“Falei com o Papa Leão XIV. Foi nossa primeira conversa, mas já foi muito calorosa e profunda. Agradeci a Sua Santidade pelo apoio à Ucrânia e a todo o nosso povo.” A ligação foi confirmada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
+ Vaticano divulga brasão e assinatura do papa Leão XIV; veja
Em sua longa postagem, Zelensky expressou profundo apreço pelas palavras do Papa durante o Regina Caeli do último domingo "sobre a necessidade de alcançar uma paz justa e duradoura para o nosso país e a libertação dos prisioneiros".
Ele também acrescentou que conversou com o Papa sobre os milhares de crianças ucranianas deportadas da Rússia.
"A Ucrânia conta com a ajuda do Vaticano para trazê-las de volta às suas famílias. Informei o Papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros, segundo o qual, a partir de hoje, deve começar um cessar-fogo completo e incondicional por pelo menos 30 dias", escreveu o presidente.
"Também reiterei a disponibilidade da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas – uma posição que temos enfatizado, repetidamente."
Concluindo a publicação, Zelensky explica que convidou o Papa Leão XIV para uma visita apostólica à Ucrânia: "Tal visita traria verdadeira esperança a todos os fiéis e a todo o nosso povo. Concordamos em manter contato e organizar um encontro pessoal futuramente", publicou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).