Papa tem 'ligeira melhora', diz Vaticano: 'O coração segue forte'

Esta é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos

Por Bruna Castelo Branco .

O Vaticano atualizou nesta sexta-feira (21) a situação médica do Papa Francisco, diagnosticado com pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões. De acordo com o comunicado da Santa Sé, o pontífice teve uma noite tranquila, se levantou e tomou café da manhã.


“A noite correu bem. Esta manhã, o Papa Francisco se levantou e tomou o café da manhã”, informou a instituição. “As condições clínicas estão melhorando ligeiramente e seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. O Papa tem alguns focos de pneumonia, continua respirando de forma autônoma e o coração segue forte”, completou.


+ Papa acredita que não deve sobreviver, diz jornal americano


De acordo com o comunicado da Santa Sé, o pontífice teve uma noite tranquila, se levantou e tomou café da manhã. | Foto: Instagram/@franciscus

De acordo com o comunicado da Santa Sé, o pontífice teve uma noite tranquila, se levantou e tomou café da manhã. | Foto: Instagram/@franciscus




Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14). Inicialmente, o quadro foi diagnosticado como bronquite, evoluindo para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite de terça-feira (20), uma tomografia revelou a pneumonia bilateral.


Diante da situação, o Vaticano anunciou o cancelamento dos compromissos do pontífice para o próximo fim de semana, incluindo a audiência jubilar de sábado (22) e a tradicional missa de domingo (23).


Esta é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando o Papa passou por uma cirurgia para tratar diverticulite. A segunda hospitalização foi em março de 2023, devido à bronquite infecciosa, e a terceira aconteceu em junho, devido ao risco de obstrução intestinal.


Apesar do quadro de saúde, a Santa Sé informou que o Papa tem cumprido compromissos no hospital e recebido a Eucaristia. Ele também agradeceu ao público pelo apoio, especialmente aos que estão hospitalizados e enviaram desenhos e mensagens de recuperação. "Rezem por mim", pediu o pontífice.


O Vaticano anunciou o cancelamento dos compromissos do pontífice para o próximo fim de semana. | Foto: Pexels

O Vaticano anunciou o cancelamento dos compromissos do pontífice para o próximo fim de semana. | Foto: Pexels



Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.