Paciente toca saxofone durante cirurgia no próprio cérebro; ação ajudou equipe no monitoramento cerebral

O homem de 35 anos esteve acordado durante todo o procedimento e tocou diversas músicas enquanto a operação acontecia.

Por Da Redação.

Paciente toca saxofone durante cirurgia no próprio cérebro; ação ajudou equipe no monitoramento cerebraldivulgação/ Hospital Paideia Internacional

Um procedimento cirúrgico complexo foi realizado na última quinta-feira (13/10) onde um homem de 35 anos foi operado por nove horas para remoção de um tumor. O especial do caso é que o paciente não só ficou acordado como tocou saxofone durante o procedimento.

A operação foi realizada no Hospital Paideia Internacional, em Roma, capital da Itália. Por ser uma cirurgia complicada, a equipe médica optou por manter o rapaz acordado a fim de evitar danos no cérebro. A ação de tocar o instrumento ajudou os médicos a mapear quais áreas cerebrais estavam ativas durante o procedimento.

Em nota, o hospital informou que foi uma das primeiras vezes que um procedimento desses aconteceu na rede particular de saúde. O procedimento contou com cerca de 10 profissionais e utilizou as mais atuais tecnologias para o mapeamento da atividade cerebral.

“A complexidade arquitetônica do cérebro e sua notável plasticidade tornam o cérebro de cada um de nós muito diferente um do outro. Cada cérebro é único, assim como cada pessoa. O objetivo da cirurgia em vigília é remover o tumor cerebral ou uma malformação vascular como cavernomas localizados em áreas específicas do cérebro, preservando a qualidade de vida do paciente”, disse o Dr. Christian Brogna, cirurgião responsável.

CONFIRA:

LEIA MAIS: O Dia do Comerciário no SESC Piatã: piscina lotada e criançada aproveitando; veja detalhes

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.