Bolsonaro faz cirurgia neste Natal e procedimento deve durar 4 horas
Cirurgia de Bolsonaro é para tratar hérnia inguinal bilateral, cuja necessidade foi confirmada pela perícia da Polícia Federal.
Por Dinaldo dos Santos.
Os exames pré-operatórios de Jair Bolsonaro (PL) tiveram resultado satisfatório, e a cirurgia do ex-presidente está prevista para começar às 9h desta quinta-feira, dia de Natal, segundo informou a equipe médica. A estimativa é de que o procedimento dure até quatro horas.
Bolsonaro deixou, na manhã de ontem, a carceragem da Polícia Federal, em Brasília, e foi encaminhado ao Hospital DF Star. A transferência, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, ocorreu em comboio de veículos da PF.

Cirurgia de Bolsonaro
Os médicos também avaliam a possibilidade de realizar, em um segundo momento, uma intervenção destinada a reduzir os episódios de soluço. De acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, responsável pelo caso, trata-se de uma anestesia no diafragma, medida que não é classificada como cirurgia.
Nesta quinta-feira, entretanto, a equipe médica atuará exclusivamente no tratamento da hérnia inguinal bilateral, cuja necessidade foi confirmada pela perícia da Polícia Federal. O procedimento relacionado ao soluço deve ocorrer no início da próxima semana e, segundo o médico, será realizado antes da alta hospitalar. Laudo da PF aponta que Bolsonaro apresenta entre 30 e 40 soluços por minuto.
A previsão é de que o ex-presidente permaneça internado por cerca de sete dias. “No pós-operatório, é preciso observar diversos cuidados, como acompanhamento da ferida cirúrgica, fisioterapia e prevenção de trombose. Estaremos atentos a todos esses aspectos durante o período de internação”, afirmou Birolini.
Ansiedade e depressão
O cardiologista Brasil Caiado informou que Bolsonaro apresenta quadro de ansiedade e depressão, o que estaria associado aos episódios recorrentes de soluço e interferindo na qualidade do sono. Segundo ele, o paciente deverá retornar à Superintendência da Polícia Federal “com plena segurança do ponto de vista médico”.

Bolsonaro foi internado na quarta-feira no Hospital DF Star, em Brasília, após ser levado ao local em comboio de viaturas da PF. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) recebeu autorização do ministro do STF Alexandre de Moraes para acompanhá-lo no hospital. Posteriormente, o ministro também permitiu a visita dos filhos durante o período de internação.
LEIA MAIS: Bolsonaro deixou carta para ser lida antes de cirurgia, diz Flávio
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).