Nasa manda foguete de R$ 1,5 bilhão para colidir com asteroide que tem a Terra como "alvo"
O objetivo da missão, que é um teste, é pôr à prova o plano de defesa planetária. Nesse caso, não destruindo o Dimorphos, mas alterando sua trajetória
Para além das várias tentativas de lançar a missão Artemis I, um outro projeto mais urgente está nos planos da Nasa. A missão Dart, vai colidir uma espaçonave de R$ 1,5 bilhão contra um asteroide que tem como ‘alvo’ o nosso planeta.
A consolidação da missão inédita está prevista para a próxima segunda-feira (26/9), quando haverá o choque com o asteroide Dimorphos. O objetivo da missão, que é um teste, é pôr à prova o plano de defesa planetária. Nesse caso, não destruindo o Dimorphos, mas alterando sua trajetória.
"Precisamos estar preparados se alguma vez formos ameaçados por um desses enormes corpos emergindo do vazio do espaço. Nossos esforços de observação estão aumentando, nosso estudo dessas relíquias está desenrolando seus segredos, e a história dos asteroides é uma parte crescente de nossa investigação científica", escreveu a agência.
Esse asteroide é considerado pequeno, medindo cerca de 170 metros de largura. O Dart foi lançado em novembro do ano passado. A Nasa vai transmitir o evento em tempo real e a gravação será feita por uma câmera acoplada na nave.
LEIA MAIS: Ford abre 130 vagas de estágio com oportunidades em Salvador; veja como se inscrever
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!