Longe da Lua: Lançamento da Artemis I é adiado pela segunda vez após falha técnica

Durante a checagem final e o abastecimento da aeronave, foi detectado um vazamento no tanque de hidrogênio líquido do foguete principal. Apesar das tentativas de manutenção, o lançamento não foi viabilizado.

Por Da Redação.

Longe da Lua: Lançamento da Artemis I é adiado pela segunda vez após falha técnicaNASA/Joel Kowsky

Ainda não foi dessa vez que a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) conseguiu lançar o foguete que dará a volta na lua. Previsto para acontecer no último sábado (3/9), às 15h17, o lançamento do Artemis I foi adiado por causa de um vazamento de combustível.

Durante a checagem final e o abastecimento da aeronave, foi detectado um vazamento no tanque de hidrogênio líquido do foguete principal. Apesar das tentativas de manutenção, o lançamento não foi viabilizado.

Segundo a Nasa, novas tentativas no mês de setembro devem ser abortadas. Sem uma nova data confirmada, pela agência, caso não consiga lançar até a próxima terça-feira (6/9), quando as janelas de lançamento se encerram, o lançamento pode ocorrer apenas em outubro.

A primeira tentativa aconteceu na última segunda-feira (29/8), mas foi abortada devido a problemas técnicos no foguete, incluindo uma possível rachadura (depois descartada), um pequeno vazamento de hidrogênio líquido (o combustível), e o superaquecimento de um dos motores RS-25 do enorme SLS (Sistema de Lançamento Espacial).

Batizado em referência à deusa grega da lua, o projeto Artemis é uma tentativa da Nasa de estabelecer a presença humana no satélite natural da Terra. O Artemis I será não tripulado e busca testar os sistemas da cápsula Órion, além de buscar ir a uma distância não atingida por nenhuma cápsula tripulada, cerca de 64 mil km atrás da lua.

LEIA MAIS: Cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica tem inscrições abertas; saiba como participar

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.