Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo fecham contrato para a compra da Sputnik V; primeiro lote chega em abril
O ato ocorreu por meio de reunião virtual entre o governador Rui Costa (PT), o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias.
O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram, nesta segunda-feira (15/3), a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Spunik V. O ato ocorreu por meio de reunião virtual entre o governador Rui Costa (PT), o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias.
Contrato celebrado! A compra da Sputnik V está garantida e receberemos as primeiras doses em abril. Foram seis meses de trabalho intenso até este dia histórico na luta contra a #covid19. A celebração do contrato ocorreu há pouco durante reunião com o CEO do Fundo Soberano Russo. pic.twitter.com/B6OEuUN5fw
— Rui Costa (@costa_rui) March 15, 2021
De acordo com o governo estadual, o primeiro dose do imunizante deve chegar à Bahia já em abril. Na reunião, Rui agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de modo rápido. Segundo o governador, foram necessários seis meses para providenciar a compra. Ainda conforme ele, Dmitriev deve vir ao Brasil em maio, e o governo baiano pretende firmar outras parcerias na área da saúde.
"Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”, disse o governador.
O CEO do Fundo Soberano Russo também agradeceu a parceria. "É muito importante para o nosso país, nesse contexto de acordos para a produção de vacinas contra o coronavírus. Nossa parceria começou no primeiro dia em que assinamos o protocolo de intenções e estamos à disposição executar a aquisição das vacinas da melhor forma possível", afirmou Dmitriev. A Sputnik V já foi vendida para 51 países.
LEIA MAIS: Alemanha, Itália, França e Espanha suspendem uso de vacina da AstraZeneca por efeitos colaterais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.