Governo brasileiro determina retirada de algemas de deportados dos EUA
Lula determinou que uma aeronave da FAB fosse transportar os brasileiros até o destino final
Fonte: Da Redação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública ordenou a remoção de algemas de brasileiros deportados dos Estados Unidos e que estavam em um avião americano que aterrissou em Manaus na noite de sexta-feira (24).
“Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”, informou o Ministério da Justiça.
Em comunicado, o ministério informou que foi informado sobre a situação dos brasileiros pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues. O voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Confins, localizado em Belo Horizonte, teve que fazer um pouso de emergência em Manaus por conta de problemas técnicos.
“Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”, reforçou o comunicado. “O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, acrescenta a nota.
Ao tomar conhecimento da situação, Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, “de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.”
Primeiro voo de deportados dos EUA chega ao Brasil. Foto: Paulo Pinto | Agência Brasil
LEIA MAIS: Primeiro voo de deportados dos EUA chega ao Brasil após posse de Trump
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).