Mundo

Droga que pode ter causado overdose em criança nos EUA já foi apreendida na Bahia

Fenantil foi encontrada em Barra do Jacuípe no dia 1º de março de 2023

Por Da Redação

Droga que pode ter causado overdose em criança nos EUA já foi apreendida na Bahia Divulgação/Ascom PC
Um caso chocou os moradores de Nova York nesta última semana. Nicholas Dominici, uma criança de apenas um ano de idade, morreu com suspeita de overdose pelo entorpecente fentanil após inalar a droga em uma creche dos Estados Unidos. Outras crianças foram hospitalizadas e a droga foi encontrada espalhada pelo tapete em que as crianças dormiam. A responsável pelo ocorrido foi presa e o caso está sendo investigado.
O fentanil é um tipo de medicamento usado, por meio de prescrição médica, para tratamento de dores intensas como forma de anestésico muscular. No entanto, o medicamento passou a ser usado como entorpecente. De acordo com estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estima-se que nos Estados Unidos morram, anualmente, cerca de 70 mil pessoas por uso indevido da droga. O epioide sintético é 50% mais forte do que a heroína.
Em março deste ano, a polícia baiana encontrou 60 ampolas com fenantil na Região Metropolitana de Salvador, na praia de Barra do Jacuípe, onde funcionava um laboratório de drogas. O material foi apreendido e mandado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Apesar disso, um artigo da Fiocruz indica que os brasileiros precisam se atentar e tomar os Esatdos Unidos como lição sobre o alastramento do uso da droga.
"Um compromisso da sociedade civil, da comunidade científica e do governo em todos os níveis é extremamente necessário", afirmam os pesquisadores da Fiocruz responsáveis pela pesquisa, Francisco Inácio Bastos e Noa Krawczyk.
EFEITOS
Entre os efeitos causados no corpo, está a liberação de dopamina, causando uma sensação de prazer, calma e redução da ansiedade. No entanto, no cérebro do usuário, o remédio faz com que a pessoa pare de respirar e, consequentemente,  possa morrer de hipóxia, quando o oxigênio do corpo é interrompido.
Segundo dados da Drug Enforcement Administration (DEA), um órgão especializado dos EUA para repressão e controle de narcóticos, informa que a maior parte da droga encontrada nos EUA é traficada do México e misturada com produtos químicos da China para potencializar os efeitos. A nova onda que está acontecendo atualmente no país vem assustando moradores e profissionais da saúde.
LEIA MAIS: Polícias Civil e Federal desmontam acampamentos utilizados por traficantes em Valéria
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.