Católicos aguardam decisão do conclave, após 1ª votação desta quinta
Os cardeais estão reunidos na Capela Sistina para escolher o sucessor do papa Francisco
Por Da Redação.
Os 133 cardeais eleitores voltaram a se reunir, nesta quinta-feira (8), na Capela Sistina para escolher o sucessor do papa Francisco. Ontem (7), a fumaça preta foi liberada após mais de três horas de votação, indicando que um novo pontífice não foi eleito.
+ Conclave: morte do Papa reacende interesse por filme; veja semelhanças
+ Conclave: entenda como funciona a escolha de um novo papa
A partir de hoje, as fumaças podem aparecer duas vezes ao dia. Pela manhã, por volta das 10h30 (5h30 no Brasil), se for liberada a fumaça branca, indicação a eleição, ou ao meio-dia (7h no Brasil). À tarde, pode ser às 17h30 (12h30 no Brasil), se houver eleição, ou por volta das 19h (14h no Brasil).
Caso não haja consenso até o quarto dia, é feita uma pausa para oração e diálogo entre os cardeais. A votação é reiniciada no sexto dia e vai até o 12º. Outras pausas podem ser feitas no sétimo e décimo dia.
Fumaça preta no 1º dia
Na quarta-feira (7), primeira dia de votação do conclave, os ritos foram concluídos, por volta das 16h, sem que os 133 cardeais presentes chegassem a um consenso. A fumaça preta que subiu da chaminé da Capela Sistina indicou que nenhum candidato obteve a maioria qualificada necessária para a eleição.
LEIA MAIS: Conclave mais longo da história durou quase três anos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).