Mundo

Ataque no aeroporto de Cabul deixa ao menos 72 pessoas mortas; Estado Islâmico assumiu autoria

As explosões atingiram arredores do aeroporto, onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga na operação liderada pelos Estados Unidos de retirada de pessoas do país.

Por Da Redação

Ataque no aeroporto de Cabul deixa ao menos 72 pessoas mortas; Estado Islâmico assumiu autoria Victor J. Blue/New York Times

Explosões que ocorreram na tarde desta quinta-feira (26/8) no Aeroporto Internacional de Cabul, capital do Afeganistão, deixaram ao menos 72 pessoas mortas. O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque, conforme informação feita pela agência de notícias Amaq News, ligada ao EI. 


De acordo com relatos em grupos do Telegram, um homem-bomba ligado à facção teria burlado controles de segurança e se aproximado de tradutores e pessoas que colaboraram com os americanos. As explosões atingiram arredores do aeroporto, onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga na operação liderada pelos Estados Unidos de retirada de pessoas do país.


Das 72 vítimas, 72 seriam afegãos e 12, militares dos EUA. Além das mortes, mais de 100 pessoas ficaram feridas, incluindo membros do Talibã, grupo fundamentalista islâmico que retomou o controle do Afeganistão. 


Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, as explosões ocorreram depois de a Casa Branca e seus aliados alertarem sobre riscos iminentes de atos terroristas por parte da filial afegã do Estado Islâmico. O chamado EI-K, em referência à região de Khorasan, é um adversário declarado do Talibã. 


Um porta-voz do Talibã, inclusive, publicou um comunicado no Twitter em que diz "condenar" o atentado. O grupo disse ainda que "presta muita atenção à segurança e proteção de seu povo". 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.