Ataque no aeroporto de Cabul deixa ao menos 72 pessoas mortas; Estado Islâmico assumiu autoria
As explosões atingiram arredores do aeroporto, onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga na operação liderada pelos Estados Unidos de retirada de pessoas do país.
Explosões que ocorreram na tarde desta quinta-feira (26/8) no Aeroporto Internacional de Cabul, capital do Afeganistão, deixaram ao menos 72 pessoas mortas. O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque, conforme informação feita pela agência de notícias Amaq News, ligada ao EI.
De acordo com relatos em grupos do Telegram, um homem-bomba ligado à facção teria burlado controles de segurança e se aproximado de tradutores e pessoas que colaboraram com os americanos. As explosões atingiram arredores do aeroporto, onde afegãos e ocidentais se concentram para tentar uma vaga na operação liderada pelos Estados Unidos de retirada de pessoas do país.
Das 72 vítimas, 72 seriam afegãos e 12, militares dos EUA. Além das mortes, mais de 100 pessoas ficaram feridas, incluindo membros do Talibã, grupo fundamentalista islâmico que retomou o controle do Afeganistão.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, as explosões ocorreram depois de a Casa Branca e seus aliados alertarem sobre riscos iminentes de atos terroristas por parte da filial afegã do Estado Islâmico. O chamado EI-K, em referência à região de Khorasan, é um adversário declarado do Talibã.
Um porta-voz do Talibã, inclusive, publicou um comunicado no Twitter em que diz "condenar" o atentado. O grupo disse ainda que "presta muita atenção à segurança e proteção de seu povo".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.