Alemanha vota em eleição antecipada para definir novo governo
Eleitores vão às urnas na Alemanha, neste domingo (23), para escolher um novo governo
Por Da Redação.
Neste domingo (23), milhões de eleitores na Alemanha foram às urnas para escolher um novo Parlamento, em eleição antecipada após a queda do chanceler Olaf Scholz, que perdeu o apoio da coalizão governista. As seções eleitorais abriram às 8h no horário local (4h no horário de Brasília) e fecham às 18h (14h no horário de Brasília). O pleito definirá o próximo governo do país, em um momento de crise econômica e polarização política.

As seções eleitorais da Alemanha abriram às 8h no horário local e fecharam às 18h. Foto: Freepik
Segundo pesquisas, a União Democrata Cristã (CDU), partido de centro-direita liderado por Friedrich Merz, é o favorito para conquistar a maioria das cadeiras. A legenda, que já foi comandada pela ex-chanceler Angela Merkel, busca retomar o poder após anos na oposição. Em segundo lugar nas intenções de voto está o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), liderado por Alice Weidel. A legenda, que defende um discurso anti-imigração, tem ganhado força e recebeu recentemente apoio público do bilionário Elon Musk.
O atual chanceler, Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), aparece em terceiro lugar nas pesquisas. Scholz assumiu o cargo em 2021 sem maioria absoluta e governou por meio de coalizões, cujo rompimento levou à antecipação das eleições. Seu partido enfrenta desafios para manter relevância no novo Parlamento.
*Com informações do SBT News
LEIA MAIS: Comissão de Agricultura da AL-BA realiza primeira agenda itinerante de 2025
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).