Maior abate de javalis em uma única noite no Brasil é registrado em Goiás
A equipe de manejo Limpa Palhada, do município de Ipameri, em Goiás, realizou o maior abate de javalis já registrado em uma única noite no país
Por Da Redação.
A equipe de manejo Limpa Palhada, do município de Ipameri, em Goiás, realizou o maior abate de javalis já registrado em uma única noite no país. Ao todo, 65 animais foram abatidos na madrugada de sexta-feira (15), na Fazenda JM8, em Campo Alegre de Goiás.
Segundo os organizadores, a operação ocorreu de forma legal, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O descarte dos animais, afirmam, seguiu as normas ambientais vigentes.
+ Tufão em Taiwan deixa 33 feridos e formato 'incomum' viraliza
+ Vacinação antirrábica começa nesta segunda em Salvador; veja postos
Espécie invasora
Apontados como uma das maiores pragas do Brasil, os javalis provocam prejuízos à agricultura, ameaçam espécies nativas, transmitem doenças e apresentam alta taxa de reprodução, o que dificulta o controle populacional.
A Associação Brasileira de Caçadores Aqui Tem Javali estima que mais de 1 milhão de animais precisarão ser abatidos em 2025 para conter os danos da espécie invasora. Em 2024, o Ibama registrou cerca de 500 mil javalis abatidos, mesmo após retrocessos nas políticas de controle, como a suspensão do uso de armas de fogo na segunda metade de 2023.
Prejuízos
As perdas na agropecuária brasileira causadas pelos javalis chegam a bilhões de reais. Em áreas infestadas, estima-se que os danos alcancem até 40% da produção agrícola, afetando lavouras de milho, soja, feijão, cana-de-açúcar e hortaliças.
Além dos impactos econômicos, a presença da espécie representa risco direto à fauna brasileira. Os animais competem por recursos, destroem ninhos e ameaçam espécies em risco, como o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).