Homem que furtou bola autografada por Neymar é condenado a 17 anos

Nelson Ribeiro participou da invasão do 8 de janeiro e furtou bola autografada por Neymar

Por Da Redação.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Nelson Ribeiro Fonseca Júnior a 17 anos de prisão por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Durante a invasão ao Congresso Nacional, ele furtou bola autografada por Neymar.

 Bola autografada por Neymar. Foto:  Divulgação/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

+ STF manda prender suspeito do 8 de janeiro solto por juiz mineiro

A decisão foi tomada em sessão virtual, com maioria dos votos. Houve ressalvas do ministro Cristiano Zanin e voto parcialmente vencido do ministro Luiz Fux. A pena total é de 17 anos,  sendo 15 anos e 6 meses de reclusão, 1 ano e 6 meses de detenção e 130 dias-multa, com valor diário fixado em um terço do salário mínimo. O regime inicial será fechado.

Nelson foi condenado por seis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito (5 anos e 6 meses), tentativa de golpe de Estado (6 anos e 6 meses), dano qualificado (1 ano e 6 meses e 50 dias-multa), deterioração de patrimônio tombado (1 ano e 6 meses e 50 dias-multa), associação criminosa armada (2 anos) e furto qualificado (3 anos).

A Primeira Turma também determinou o pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. O valor deverá ser pago de forma solidária pelos condenados, conforme previsto no artigo 13 da Lei nº 7.347/1985.

Ataques golpistas de 8 de janeiro | Joédson Alves/Agência Brasil

+ Influenciador tem prejuízo de R$ 1 milhão em pôquer com Neymar

*Com informações do SBT News

LEIA MAIS: Neymar renova contrato com o Santos até o fim de 2025

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.