Política

Governadores do Nordeste se reúnem com representante da Rússia após Anvisa negar uso da Sputnik V

Russos prometeram enviar em cinco dias pareceres técnicos da vacina para contrapor os argumentos colocados pela agência

Por Da Redação

Governadores do Nordeste se reúnem com representante da Rússia após Anvisa negar uso da Sputnik V divulgação/União Química

Os governadores do Nordeste se reuniram nesta terça-feira (27/4) com representantes do governo russo para discutir a tentativa de importação da vacina Sputnik V após a decisão da Anvisa, que vetou a importação do imunizante na segunda-feira (26). 


Os administradores estaduais já negociaram 66 milhões de doses da vacina russa. Diante da decisão da Anvisa, a reunião teve como objetivo discutir os problemas apontados pela equipe técnica da Agência, como a falta de comprovações sobre a segurança da vacina e dos processos de fabricação. Os russos prometeram enviar em cinco dias pareceres técnicos para contrapor os argumentos colocados pela agência, de acordo com os governadores.


Nesta segunda-feira (26), a diretoria da Anvisa se reuniu para decidir sobre os pedidos de importação da vacina russa. Mais de dez estados, incluindo a Bahia, fizeram solicitações de compra.


A Anvisa negou o uso da vacina, alegando que os dados recebidos do laboratório são insuficientes para atestar a segurança do imunizante e apontou falhas consideradas graves na fabricação. 


Segundo o coordenador do Fórum de Governadores do Nordeste, o governador do Piauí Wellington Dias (PT), no encontro com representantes do Instituto Gamaleya (responsável pelo desenvolvimento da vacina) e do ministério da Saúde russo, as autoridades daquele país reiteraram sua garantia de segurança do imunizante.


“Os técnicos afirmaram que é uma vacina segura, com baixos efeitos colaterais, é uma vacina eficaz, tem capacidade de imunização, já aplicada em milhões de pessoas em 62 países do mundo”, falou Dias, em vídeo divulgado pela assessoria do consórcio.



LEIA MAIS: Vereador quebra protocolos e abre caixão lacrado em cemitério; Polícia Civil investiga


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.