TJ-BA cria Comissão de Transição para preparar gestão de José Rotondano

Sucessão de Cynthia Resende: TJ-BA cria Comissão de Transição para preparar gestão de José Rotondano

Por João Tramm.

O Diário Oficial desta segunda-feira (24) consta que o TJ-BA cria Comissão de Transição para preparar gestão de José Rotondano. O grupo foi instituído oficialmente no Tribunal de Justiça da Bahia por meio de decreto assinado pela atual presidente da Corte, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. . 

A formação do grupo intitulado Comissão Temporária Especial de Transição é para auxiliar a nova Presidência eleita na elaboração do plano de gestão que será adotado no próximo mandato.

Na última quarta-feira (19), o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o biênio 2026-2028. Ele recebeu 32 votos, superando o desembargador Edmilson Jatahy Júnior, que teve 26 votos. Ele sucederá Cynthia Resende.

Além da presidência, os desembargadores elegeram ainda os ocupantes de outros cinco cargos da Mesa Diretora: 1ª vice-presidência, 2ª vice-presidência, Corregedoria-Geral da Justiça e Corregedoria do Foro Extrajudicial.

Desde 2024, Rotondano também é conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tornando-se o primeiro magistrado baiano a ocupar esse cargo.

TJ-BA cria Comissão de Transição para preparar gestão de José Rotondano

TJ-BA cria Comissão de Transição para preparar gestão de José Rotondano

A medida segue a Resolução nº 95/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece normas para a transição administrativa nos órgãos do Judiciário, garantindo continuidade, transparência e acesso a informações essenciais antes da posse dos novos dirigentes.

Pelo ato, a Comissão de Transição deverá levantar dados e informações detalhadas sobre a administração em andamento, abrangendo todas as unidades administrativas do Tribunal. Esses elementos servirão de base para que o presidente eleito possa estruturar seu programa de gestão. A norma determina que os titulares das áreas consultadas respondam às solicitações da comissão em até cinco dias, salvo prazos específicos que venham a ser fixados.

A equipe nomeada é formada por magistrados e servidores do TJ-BA, sob coordenação do desembargador Rolemberg José Araújo Costa. Também integram o grupo:

  • Juíza Adriana Sales Braga

  • Juíza Liana Teixeira Dumet

  • Juiz Luís Henrique de Almeida Araújo

  • Juiz Sadraque Oliveira Rios Tognin

  • Servidora Clarissa Costa Perazzo

  • Servidora Katiane Almeida Cintra

  • Servidora Taciana Santos Sampaio

  • Servidora Verônica de Santana Bispo

  • Servidora Viviane da Anunciação Souza

  • Servidor Txapuã Menezes Magalhães

  • Servidor Yuri Bezerra de Oliveira

O decreto também destaca que o servidor Yuri Bezerra, atualmente cedido ao CNJ e ocupando o cargo de assessor-chefe de Conselheiro, participará da comissão sem prejuízo de suas funções no órgão nacional.

 Foto: Vaner Casaes / ALBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.