Justiça determina suspensão das redes sociais de Hytalo Santos

Hytalo Santos é investigado por expor adolescentes a conteúdos com conotação sexual

Por Ananda Costa.

A Justiça da Paraíba determinou, nesta terça-feira (12), a suspensão de todas as contas do influenciador Hytalo Santos em plataformas digitais. A decisão também bloqueia a monetização de seus canais e proíbe qualquer contato com menores de idade.

Hytalo Santos é investigado pelo Ministério Público. Foto: Redes sociais

+ Quem é Hytalo Santos, influenciador denunciado por Izabelly Vidal

O caso repercutiu no cenário político e impulsionou discussões no Congresso Nacional após o influenciador Felca publicar um vídeo denunciando perfis acusados de usar crianças e adolescentes para promover a adultização infantil.

+ Quem é Felca, YouTuber que denunciou o influenciador Hytalo Santos

A nova medida contra o influenciador atende a um pedido do Ministério Público, que investiga Hytalo por suposta exposição de adolescentes a conteúdos com conotação sexual.

Projeto de lei 

Após vídeo de Felca, Câmara mira projetos sobre crianças em redes sociais.  O presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) anunciou que pretende pautar nesta semana projetos sobre o tema.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o PL estabelece que redes sociais, aplicativos, sites, jogos eletrônicos, softwares, produtos e serviços virtuais adotem um dever de cuidado para evitar danos aos usuários menores de idade. Entre as medidas previstas estão:

- Obrigação dos serviços de tecnologia de suspender, independentemente de ordem judicial, conteúdos identificados como de exploração e abuso sexual infantil;

- Verificação de idade, seja por reconhecimento facial ou documento oficial, para impedir o acesso a conteúdos impróprios;

- Proibir a venda das chamadas "caixas de recompensa" em jogos eletrônicos;

- Restringir o alcance da publicidade a crianças;

Outra obrigação é a existência de mecanismos de controle parental para impedir a visibilidade de determinados conteúdos, limitar a comunicação direta entre adultos e menores de idade e restringir o tempo de uso.

O texto prevê multas para as plataformas de até 10% do faturamento da companhia em caso de descumprir o que determina a legislação.

Denuncia de Felca contra Hytalo Santos

Felca, conhecido por seu humor ácido e vídeos de entretenimento, virou o centro das atenções ao denunciar publicamente as práticas de Hytalo, que estaria explorando a imagem de crianças para obter lucro.

Felca produziu um vídeo detalhado, onde analisou as estratégias de Hytalo, mostrando como ele se aproveitaria da inocência e da vulnerabilidade das crianças para gerar engajamento e lucro. A denúncia gerou uma onda de apoio a Felca, que foi elogiado por usar sua plataforma para levantar uma questão tão séria e delicada.

LEIA MAIS: YouTuber Felca é ameaçado após vídeo sobre adultização infantil; entenda

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.