Justiça concede liberdade à mãe de Oruam investigada por tráfico de drogas
Mãe de Oruam estava foragida desde março, quando se tornou o principal alvo de uma operação contra o tráfico e a lavagem de dinheiro
A Justiça concedeu, nesta terça-feira (7), um habeas corpus a Márcia Nepomuceno, mãe do rapper Oruam e esposa de Márcio dos Santos Nepomuceno, o "Marcinho VP", apontado como o principal líder do Comando Vermelho (CV). Ela poderá responder em liberdade ao processo que investiga sua participação na cúpula da facção criminosa.

De acordo com o inquérito da Polícia Civil e do Ministério Público, Márcia exercia uma função estratégica na organização. As investigações apontam que ela atuava como um elo vital fora do sistema prisional, sendo responsável por atuar na ponte entre as lideranças presas e a estrutura externa e organizar operações com agentes externos e operadores financeiros da facção.
Márcia estava foragida desde março deste ano, quando foi o principal alvo da Operação Contenção Red Legacy. Na ocasião, a força-tarefa cumpriu mandados de prisão contra sete pessoas, incluindo o vereador Salvino Oliveira (PSD), que foi solto pouco tempo depois.
A operação também tinha como alvos o filho de Márcia, o rapper Oruam, e um sobrinho de Marcinho VP.
Irmã de MC Oruam desabafa sobre perseguição à família: 'Dias difíceis'
No último sábado (4), Débora Gama, irmã do MC Oruam, se pronunciou nas redes sociais sobre a suposta perseguição que sua família vem enfrentando desde a prisão do pai, Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP.
Em uma publicação no Instagram, Débora compartilhou um vídeo da família reunida e fez um longo desabafo, afirmando que a história de seus familiares vai além das polêmicas que envolvem a imagem do pai e do irmão. Segundo ela, o momento atual tem sido marcado por sofrimento e lembranças difíceis.

“Hoje escrevo por alguém que, neste momento, não pode falar por si. Vivemos dias difíceis. Já se passaram quase um mês, e eu me vejo revivendo uma dor que conheci ainda criança, aos 12 anos”, declarou. Ela destacou que, na época, não compreendia totalmente a situação, mas que hoje sente o peso dos acontecimentos com mais consciência.
+Três homens são presos durante ação policial em Salvador
Durante o relato, Débora também saiu em defesa da mãe, ressaltando a trajetória de força ao criar os filhos sozinha após a prisão do pai. “Ela nos criou enfrentando batalhas que muitos não suportariam. Foi mais que mãe, foi pai também. Assumiu responsabilidades que não eram só dela, e fez isso com força, dignidade e amor”, afirmou.
Foragido, Oruam surge com novo clipe: 'Tô na boca de plantão com meu fuzil'
Foragido da Justiça, Oruam lançou um novo clipe no qual faz menção à rotina no crime. Nas imagens, o artista aparece utilizando uma réplica de fuzil, colete à prova de balas e exibindo uma tornozeleira eletrônica.
Considerado foragido da Justiça desde fevereiro de 2026. Ele responde pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado contra policiais civis (ocorrido em julho de 2025), além de resistência, desacato e dano ao patrimônio.

Mais de 60 dias preso
A investigação que resultou na prisão do rapper teve início na noite de 21 de julho de 2025, quando policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) foram até a residência do cantor, no Joá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente infrator.
O jovem, apontado como integrante da chamada “Equipe do Ódio”, ligada ao Comando Vermelho, havia descumprido medidas socioeducativas em regime de semiliberdade. Durante a ação, o adolescente fugiu após a viatura ser apedrejada por Oruam e outras pessoas que estavam no imóvel.
Imagens de câmeras de segurança e vídeos gravados pelos próprios envolvidos foram utilizados pela DRE para embasar o inquérito que resultou na expedição do mandado de prisão contra o rapper. Oruam ficou preso por mais de 60 dias no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, até obter no STJ a revogação da prisão, posteriormente anulada com a nova decisão.
Leia mais: Kannário sai em defesa de Oruam após prisão: ‘Fizeram o mesmo comigo’
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).