Roblox: pais relatam risco de exploração sexual em jogos online

Especialistas alertam para sinais de adultização precoce em crianças em jogos como Roblox e The Sims

Por Da redação.

A presença cada vez maior de crianças em ambientes digitais tem revelado um problema preocupante: a exploração sexual em jogos online. Mais do que uma forma de lazer, esses espaços vêm sendo usados por adultos que se passam por jovens para estabelecer contato com menores. As informações são do SBT News.

Segundo a Pesquisa Game Brasil, oito em cada dez crianças brasileiras utilizam jogos digitais como principal forma de entretenimento. Apesar de títulos como Roblox e The Sims terem classificação indicativa, relatos de famílias apontam que menores participam de interações destinadas a adultos, incluindo simulações sexuais e violência.

Roblox é um jogo | Foto: divulgação

Pais afirmam ter dificuldade em acompanhar o que os filhos consomem nesses ambientes. As interações acontecem de maneira rápida e, muitas vezes, em chats ou avatares que dificultam a fiscalização. Em famílias com menos acesso a outras opções de lazer, o videogame acaba sendo a alternativa mais acessível, o que aumenta o tempo de exposição.

De acordo com psicólogos, alguns sinais podem indicar que a criança está sofrendo influência nociva, como queda no desempenho escolar, mudanças de humor e isolamento.

The Sims | Foto: divulgação

A chamada “adultização precoce” compromete a infância ao expor meninos e meninas a práticas e discursos que não condizem com essa fase da vida. Por isso, especialistas defendem maior vigilância familiar, além da implementação de políticas mais rígidas de monitoramento por parte das plataformas digitais.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.