Suspeitos envolvidos em conflitos fundiários são presos na Bahia
Suspeitos de integrar milícia envolvida em conflitos fundiários atuavam a serviço de fazendeiros
Por Da Redação.
A "Operação Terra Justa", deflagrada na manhã desta sexta-feira (25), cumpriu dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão contra integrantes de um grupo investigado por atuação miliciana em conflitos fundiários no oeste da Bahia.
Os alvos da operação são suspeitos de comandar uma organização que, sob fachada de empresa de segurança privada – sem autorização da Polícia Federal –, atuava em supostos crimes como ameaças, lesões corporais e grilagem de terras.
Segundo o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), o grupo prestava serviços a fazendeiros da região e teria intimidado comunidades tradicionais, incluindo famílias de fundo e fecho de pasto, em Correntina e Jaborandi.
Durante as buscas, foram apreendidos armas, munições e aparelhos eletrônicos. Os mandados judiciais foram emitidos pela Vara Criminal de Correntina, com base em investigações que apontaram a atuação do grupo em áreas rurais do município há mais de dez anos.
Os detidos foram denunciados pelo crime de milícia privada e aguardam julgamento. As investigações seguem em andamento para apurar a extensão das atividades do grupo e possíveis conexões com outros envolvidos nos conflitos fundiários da região.
LEIA MAIS: Detran exonera servidores suspeitos de esquema de fraude em Barreiras
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).