Sul da Bahia: fazenda produtora de café no sul da Bahia furta energia suficiente para abastecer seis mil residências
De acordo com a Coelba, o desvio de energia já ocorria há aproximadamente cinco anos. Os técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas realizaram perícia no local.
Uma fazenda produtora de café foi flagrada furtando energia, em uma operação realizada no município de Alcobaça, na última terça-feira (27), pela Coelba, em conjunto com a Polícia Civil e Técnica de Teixeira de Freitas. A propriedade desviou energia suficiente para abastecer mais de seis mil residências durante um mês: 700 mil quilowatt-hora (KWh). De acordo com a Coelba, o desvio de energia já ocorria há aproximadamente cinco anos.
Os técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas realizaram perícia no local, onde foram retirados 150 metros de cabos, um transformador clandestino, isoladores e demais equipamentos que eram utilizados em uma rede elétrica construída para levar a energia furtada até a unidade.
Segundo a Coelba, a fazenda alvo da operação foi mapeada através de análises dos softwares da empresa, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, e que auxiliaram as ações de investigação de campo.
Ainda conforme a empresa, o valor da energia desviada será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda, que responderá pelo crime de furto de energia. A partir deste valor será realizada a arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.
LEIA MAIS: Golpe do Motoboy: o que é, como funciona e há jeito de ficar imune? Delegada responde
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.