SAC realiza emissão de nova Identidade neste sábado no interior
O serviço será ofertado em 10 postos SAC do interior, das 8h às 12h, com agendamento online
Por Lucas Pereira.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) promove um mutirão especial para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste sábado (8) em 10 unidades no interior da Bahia. O atendimento ocorrerá das 8h às 12h nos postos SAC Brumado, Conquista I, Feira I, Irecê, Jacobina, Paulo Afonso, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença.
As emissões da nova Carteira de Identidade ocorrem em 10 postos do SAC no interior. Foto: Divulgação/Saeb
O serviço requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelo portal www.ba.gov.br, pelo aplicativo SAC Digital ou via call center nos números (71) 4020-5353 (WhatsApp) e 0800 071 5353 (ligação de fixo).
A primeira via da CIN é gratuita e unifica o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão esteja plastificada, é obrigatório levar uma cópia adicional.
A CIN permite a inclusão de outros documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, é possível adicionar informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, bem como tipo sanguíneo, fator RH e preferência por doação de órgãos.
O novo documento também permite a inclusão do nome social, conforme solicitado pelo cidadão. Caso haja alteração no nome da certidão de nascimento, o registro atualizado será utilizado na CIN. Outra novidade é a versão digital da identidade, que fica disponível no portal GOV.BR três dias após a emissão do documento físico. O cartão também possui um QR Code para verificação de autenticidade.
Importante destacar que não há necessidade de trocar imediatamente o documento. O modelo antigo, o Registro Geral (RG), permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da CIN varia conforme a faixa etária: até 12 anos incompletos, 5 anos; de 12 a 60 anos, 10 anos; e para maiores de 60 anos, validade indeterminada.
Para mais informações, os cidadãos podem acessar os sites oficiais www.ba.gov.br e www.sac.ba.gov.br. A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) por meio do SAC.
Foto: Carteira Identidade/Secom
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