Grupo é investigado por fraudes em habilitação e vistorias em Barreiras

Grupo fraudava resultados de exames teóricos e práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Por Da Redação.

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (23) nos municípios de Barreiras e São Desidério, no oeste da Bahia, durante a Operação “Fraus Omnia”. A ação apura um esquema criminoso de fraude em provas de habilitação e emissão irregular de documentos ligados à circulação de veículos.

Esquema criminoso fraudava provas de habilitação. Foto: Divulgação MPBA

A operação é conduzida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a 1ª Promotoria de Justiça de Barreiras. O cumprimento das ordens judiciais contou com o apoio do Comando de Policiamento de Missões Especiais da Polícia Militar, por meio da Cipe Cerrado.

Durante as buscas, foram apreendidos R$ 282.950 em espécie, cheques no valor de R$ 14.220, um celular, um caderno com anotações, um carimbo e dois extratos bancários. Segundo o MPBA, os investigados estariam ligados a um grupo que atuava de forma estruturada dentro da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Barreiras, com participação coordenada em diferentes etapas das fraudes.

As investigações identificaram indícios da prática de corrupção passiva majorada, falsidade ideológica, associação criminosa e continuidade delitiva. Conforme apuração do Gaeco, a organização criminosa fraudava resultados de exames teóricos e práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de manipular processos de vistoria veicular.

O esquema, segundo o MPBA, contava com o envolvimento de um empresário local que, mesmo sem ocupar cargo público, exerceria forte influência sobre o funcionamento da Ciretran. De acordo com a denúncia, ele teria criado um “verdadeiro balcão de negócios”.

Foto: Divulgação MPBA

LEIA MAIS: Receita libera consulta a lote residual do Imposto de Renda de abril

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.