Receita libera consulta a lote residual do Imposto de Renda de abril

A consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física será liberada a partir das 10h

Por Da Redação.

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta quarta-feira (23), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de abril. A verificação pode ser feita pelo site ou aplicativo da Receita, na aba "Meu Imposto de Renda".

O prazo para declaração do Imposto de Renda vai até o dia 17 de maio. Foto: Reprodução | Receita Federal

O lote contempla cerca de 380 mil contribuintes, totalizando R$ 399,6 milhões em restituições. Desse montante, R$ 180,2 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal: 4.284 idosos acima de 80 anos, 25.283 pessoas entre 60 e 79 anos, 3.820 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, além de 9.502 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério.

Outros 204.798 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix também terão direito à restituição neste lote. Além disso, 31.813 contribuintes não prioritários serão contemplados.

O pagamento será realizado no dia 30 de abril, na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja efetuado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, o contribuinte deverá reagendar o recebimento por meio do portal da Receita.

O cronograma de lotes regulares do IRPF 2024 foi encerrado em setembro do ano passado, com o pagamento do quinto e último lote. Os lotes residuais são destinados a declarações que passaram por retificações ou foram processadas após o prazo regular.

Contribuinte pode declarar imposto de renda deste ano até 30 de maio | Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

LEIA MAIS: Restituição do IR 2025: veja prioridades e calendário de lotes

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.