Fazenda produtora de café desvia energia capaz de abastecer duas mil casas por um mês
O prejuízo causado pelo desvio é de aproximadamente R$ 143 mil, que será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda.
Uma fazenda produtora de café, localizada no município baiano de Alcobaça, foi flagrada desviando energia nas instalações. De acordo com a Coelba, a operação foi realizada na última semana e contou com o trabalho de perícia realizado por técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.
A irregularidade, segundo a Coelba, representou um desvio de 238 megawatt-hora (MWh), energia suficiente para abastecer duas mil residências durante um mês. Foram retirados 70 metros de cabos e um transformador que eram utilizados na rede clandestina construída para levar a energia furtada até a unidade.
A fazenda alvo da operação foi mapeada através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. O "gato de energia" encontrado representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos
O prejuízo causado pelo desvio é de aproximadamente R$ 143 mil, que será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda. Conforme a Coelba, com a cobrança do valor será realizada a arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.