Aves que estavam "à beira da estrada" são soltas pela PRF no interior da Bahia
As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.
Dez pássaros de quatro espécies diferentes foram resgatados após serem encontrados pela Policia Rodoviária Federal (PRF) dentro gaiolas abandonadas no município de Bom Jesus da Lapa, a 800 km de Salvador. O caso foi registrado pelas autoridades na manhã de sábado (6/8).
Por meio de nota, a PRF informou que equipes realizavam uma operação no município, na BR 349, quando avistaram as gaiolas, encostadas e sobrepostas em uma estante na beira da estrada.
Ao todo, os pássaros eram das espécies azulão, papa-capim, cardeal e bigodinho. Após o resgate dos animais, eles foram encaminhados para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA). Ao procurar o responsável pelo aprisionamento, os policiais chegaram a conclusão que teria evadido do local.
A Lei 9.605/98, também conhecida como Lei de Crimes Ambientais, prevê as infrações, penalidades e sanções a todos aqueles que causem dano ou prejuízo aos elementos que compõem o meio ambiente. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.
LEIA MAIS: Camisa da seleção na Copa custa mais que a metade do Auxílio Brasil; material começa a ser vendido
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!