Associação dos Espadeiros é declarada utilidade pública em Senhor do Bonfim
Título reconhece a importância dos espadeiros e apoia a legalização e preservação da tradição em Senhor do Bonfim
Por Ananda Costa.
A Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (15), o Projeto de Lei nº 003/2025, que declara a Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim (ACESB) como de Utilidade Pública Municipal.
De autoria do vereador Ary Urbano, a proposta representa um importante marco no reconhecimento institucional da entidade que atua na preservação e organização de uma das mais antigas tradições da cidade: a Guerra de Espadas.
+ Mais de 500 espadas juninas clandestinas são apreendidas em Cruz das Almas
A sessão foi marcada pela presença de espadeiros e espadeiras no plenário Joaquim Muricy Sobrinho em sinal de apoio à proposta. O título concede à ACESB respaldo legal para firmar convênios, buscar parcerias e ter acesso a políticas públicas essenciais para o fortalecimento. Entre os avanços esperados está a viabilização da implantação de uma fábrica de espadas no município, com produção legalizada e segura.
O projeto aprovado também reconhece o esforço da entidade na busca por soluções responsáveis para a prática da Guerra de Espadas, tradição que resiste há décadas e compõe a identidade cultural de Senhor do Bonfim.
"Esse projeto é um reconhecimento da importância dos espadeiros, que mantêm viva uma das maiores expressões da nossa cultura e tradição. Valorizar essa associação é preservar nossa identidade e fortalecer a cultura bonfinense", afirmou o vereador Idailton Galeguinho.
LEIA MAIS: Operação da PC apreende fogos e explosivos no Recôncavo Baiano
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).