Passarela para ambulantes no Carnaval passa por vistoria em Salvador
Passarela para ambulantes no Carnaval está em fase final de montagem entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo
Por Ananda Costa.
A Passarela para ambulantes no Carnaval, destinada aos trabalhadores que atuarão no circuito Dodô, em Salvador, passou por vistoria da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) nesta terça-feira (13). A estrutura está em estágio avançado de montagem e a previsão é que seja utilizada já no período de pré-Carnaval, após a liberação dos órgãos de fiscalização competentes.

Com capacidade para receber cerca de 400 ambulantes credenciados, a plataforma começou a ser instalada no início de janeiro, no trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. Este é o terceiro ano consecutivo em que a estrutura é montada, com o objetivo de organizar a ocupação do espaço público durante a festa e melhorar as condições de trabalho dos comerciantes informais.
De acordo com a Semop, a instalação da Plataforma para ambulantes no Carnaval libera aproximadamente 1,5 mil metros quadrados do calçadão, área que antes era ocupada pelos vendedores. Com isso, há ampliação do espaço para a circulação de trios elétricos e foliões ao longo do circuito, especialmente no trecho entre o Farol da Barra e o Barra Center.
A secretaria informa ainda que a estrutura oferece um espaço delimitado para o armazenamento de caixas térmicas, isopores e objetos pessoais dos ambulantes, utilizando a balaustrada da orla como apoio. A medida busca aumentar a segurança dos trabalhadores e facilitar o fluxo de pessoas durante o evento.
Passarela para ambulantes no Carnaval

Em 2024, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) vistoriou as passarelas que serão utilizadas pelos ambulantes durante o Carnaval de Salvador e verificou a necessidade de reparos e correções.
O MP solicitou que o projeto de execução das passarelas seja atualizado e apresentado com os elementos estruturais recalculados de acordo com o executado.
Dentre as adequações necessárias apontadas pelo órgão ministerial, está a necessidade de descer o nível dos apoios das sapatas de concreto para um nível de areia abaixo de 60 cm, de forma que a passarela não fique apoiada em cima de areia e sujeita a movimentação.
Dias depois, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que o espaço exclusivo para os ambulantes na Barra foi liberado após inspeção realizada. O Corpo de Bombeiros, após revisão, aprovou o projeto de incêndio, liberando a área para utilização durante o Carnaval.
A base elevada passou por ajustes finais, atendendo aos requisitos de segurança e aos itens importantes para qualquer estrutura temporária no Carnaval, assim como extintores e documentação solicitada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA).
Prefeitura oferece tarifa zero nos ônibus
O prefeito Bruno Reis anunciou em novembro do ano passado o benefício que garante aos ambulantes tarifa zero nos ônibus, caso eles se cadastrem para trabalhar no Carnaval 2026 de Salvador. O acordo foi anunciado durante a assinatura do Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval.
A colaboração foi firmada entre o estado e município, com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que também vai ampliar os atendimento do programa Salvador Acolhe, além de oferecer espaços para os filhos dos ambulantes durante a folia.
A capacidade será de 600 vagas esse ano, comparada com o ano passado houve um aumento de 150 vagas.
LEIA MAIS: Saiba como funcionam vendas do Expresso Salvador para o Carnaval 2026
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).