Estaleiro em Maragogipe será canteiro de obras da Ponte Salvador-Itaparica
O estaleiro que será canteiro de obras da Ponte Salvador-Itaparica pertence à Petrobras, que planeja retomar sua operação
Por Dinaldo dos Santos.
O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, assinaram, na tarde desta quinta-feira (9), um protocolo de intenções que prevê a utilização do Estaleiro São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, como canteiro de obras do novo Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica.
O acordo foi celebrado durante evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Atualmente sem utilização, o estaleiro pertence à Petrobras, que planeja retomar sua operação. O documento firmado com o Governo do Estado estabelece, entre outros pontos, a cessão de parte da área do Estaleiro São Roque para utilização como apoio na construção da Ponte Salvador-Itaparica. A medida reforça a integração entre os grandes projetos estruturantes em curso na Bahia e o compromisso dos governos estadual e federal com a implantação do novo sistema rodoviário a partir da Baía de Todos-os-Santos.
De acordo com a Concessionária Ponte-Salvador Itaparica, responsável pela execução do projeto, o canteiro de São Roque do Paraguaçu será destinado à produção de pré-moldados da ponte. Os outros dois canteiros de obras serão implantados na região da Jequitaia, em Salvador, e no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Ponte Salvador-Itaparica é projeto prioritário do governo federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em setembro, um decreto que adere a Ponte Salvador–Ilha de Itaparica ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O ato põe a ponte na lista de projetos prioritárias para recepção de investimentos.
De acordo com o governo federal, a medida representa um passo decisivo para viabilizar o maior projeto de infraestrutura em andamento na Bahia. A Ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos e ligará Salvador à Ilha de Itaparica.
Com a inclusão no PPI, o empreendimento passa a ter prioridade no acompanhamento e na estruturação de parcerias com a iniciativa privada, segundo o secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti.
LEIA MAIS: Estádio de Pituaçu de volta aos shows? Secretário comenta possibilidade
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).