Venezuela faz exercícios militares e fecha passagem em fronteira brasileira
Venezuela declarou que se trata de uma "medida de segurança"
Por Da Redação.
Fontes oficiais brasileiras confirmaram nesta quarta-feira (22) que a Venezuela fechou sua fronteira com o Brasil devido a exercícios militares conduzidos pela Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).
Conforme publicação da Gazeta do Povo, a Polícia Militar de Roraima informou que a Venezuela declarou que se trata de uma "medida de segurança" e que o acesso à fronteira através da cidade de Pacaraima será bloqueado pelo menos até esta quinta-feira (23).
Imagens divulgadas nas mídias sociais indicam que as tropas chegaram a cruzar a fronteira, mas depois voltaram.
A partir de 2018, Pacaraima se tornou o ponto de partida para centenas de milhares de venezuelanos que deixaram seu país em fuga da grave crise política, econômica e social, intensificada pelo governo de Nicolás Maduro.
Em 10 de janeiro, Nicolás Maduro tomou posse para seu terceiro mandato ilegítimo, após fraudar as eleições realizadas em julho de 2024. Naquele momento, a passagem pela fronteira com o Brasil foi interrompida por três dias.
As operações militares em curso nesta quarta-feira (22) envolveram aproximadamente 150 mil soldados em toda a Venezuela.
LEIA MAIS: TCU bloqueia R$ 6 bilhões de fundos do programa Pé-de-Meia do governo Lula
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).