Geral

VAI NA FÉ! Em dia de devoção, baianos e turistas sobem a Colina Sagrada do Bonfim

VAI NA FÉ! Em dia de devoção, baianos e turistas sobem a Colina Sagrada do Bonfim

Por Diorgenes Xavier

VAI NA FÉ! Em dia de devoção, baianos e turistas sobem a Colina Sagrada do BonfimIlustração / Tatiane Azeviche (Ascom/Setur)

Todos os caminhos levam milhares de baianos e turistas, na manhã desta quinta-feira (11/1), ao alto da Colina Sagrada, na Cidade Baixa, em Salvador. Formando uma grande multidão, devotos, simpatizantes e curiosos participam da tradicional festa da Bahia, a famosa Lavagem do Bonfim.


Em meio a manifestações religiosas e profanas, um grande cortejo, como sempre, vai tomar as ruas do Comércio, seguindo até a Basílica do Bonfim. Demonstrações de fé e alegria são esperadas na procissão que, há mais de 200 anos, causa satisfação e arrepios nos adeptos da grande festa.


A Lavagem é parte das comemorações católicas ao Senhor do Bonfim, mas é também um dos maiores símbolos do sincretismo religioso baiano, pois para as religiões de matrizes africanas, Senhor do Bonfim representa um orixá: Oxalá. Por isso, é natural a presença maciça do povo de santo, também, na homenagem.


O CORTEJO


Oito quilômetros separam a Igreja da Conceição (local de concentração e saída do cortejo) da Colina Sagrada. No entanto, a distância parece curta para tamanha animação dos participantes. Baianas em trajes típicos, com potes de flores e água de cheiro, são figuras inseridas neste cenário cultural. No forte calor de Salvador, o conteúdo dos vasos serve para refrescar a cabeça de fiéis, mas não pode faltar, também, para lavar as escadarias da igreja.


Como acontece há alguns anos, integrantes da Basílica vão acompanhar o cortejo. Eles realizam a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, que terá início às 9h, logo após o Ato Ecumênico que acontece em frente a Igreja da Conceição. Durante o percurso, os fiéis carregarão o andor com a imagem do Senhor do Bonfim. Na chegada, o cortejo recebe a bênção do padre Edson Menezes, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim.


PALANQUE POLÍTICO


A participação dos figurões políticos é sempre uma certeza no evento. Como 2018 é um ano de eleições, a expectativa é que a festa funcione, mais uma vez, como um grande palanque. O trajeto é percorrido e margeado por uma imensa massa  e a oportunidade é perfeita para os eventuais candidatos fazerem o ‘corpo a corpo’ eleitoral.


Em outubro, o povo vai às urnas e, entre os cargos eletivos, vai votar para decidir quem governará o estado nos próximos quatro anos. o atual goverador da Bahia, Rui Costa (PT), já confirmou sua candidatura à reeleição. O prefeito da capital, ACM Neto (DEM), ainda hesita falar sobre o pleito, mas, até mesmo entre alguns de seus correligionários, o seu nome é dado como certo na disputa. Diante do quadro, a competição deve viver momentos mais acirrados durante as caminhadas dos executivos.


LEIA MAIS: Rui Costa confirma que vai disputar a reeleição; ?Trabalhar bem para a gente ganhar?


Ilustração / Foto: Tatiane Azeviche (Ascom/Setur)


LEIA MAIS: ENXAGUADA DU BONFIM: Confira as atrações da 11ª edição da festa comandada por Brown


TURISMO


Desde sempre, a festa atrai não só os filhos da ‘boa terra’, mas encanta visitantes de outros estados brasileiros e de vários cantos do mundo, alavancando o turismo religioso local. ?A festa guarda a singularidade da cultura baiana de integrar em suas comemorações o sagrado e o profano, e esse é um dos fatores que mais atrai e encanta os visitantes?, disse o secretário do Turismo do Estado, José Alves.


A data ? Ao contrário do que muita gente pensa, a Lavagem do Bonfim não é realizada necessariamente na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Assim como muitas festas do calendário religioso brasileiro, a Lavagem tem data móvel. É que a festa católica do Senhor do Bonfim é realizada no segundo domingo após o Dia de Reis, lembrado no último sábado, dia 06 de janeiro.


Assim, a Igreja Católica celebra este ano o padroeiro do coração dos baianos no dia 14. A festa que reúne turistas e baianos, católicos e seguidores do candomblé, tem origem no ritual de limpeza da Igreja Santuário do Senhor do Bonfim, feito com a participação dos escravos, que cantavam e dançavam durante o trabalho feito na quinta-feira antes da festa religiosa.


NOSSA COBERTURA


Para você que quer acompanhar a Lavagem do Bonfim e, por qualquer motivo, não vai estar no evento, fique tranquilo! Jornalistas do Aratu Online estarão se deslocando por diversos pontos do cortejo, fazendo uma cobertura completa, através de lives (pelo nosso facebook), reportagens no portal e posts nas mídias sociais, que vão lhe deixar atualizado com tudo que estiver acontecendo


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


*Publicada originalmente às 23h24 (10/1)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.