Uva-passa no arroz? Ministério intercepta 174,5 toneladas do produto que estavam impróprias para o consumo

As apreensões correspondem a 6,72% do total importado pelo Brasil em 2023

Por Da Redação.

Uva-passa no arroz? Ministério intercepta 174,5 toneladas do produto que estavam impróprias para o consumoReprodução / Freepik
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) interceptou mais de 174,5 toneladas de uva-passas que seriam comercializadas no Brasil para a época de festas de fim de ano. Os produtos foram fiscalizados após identificarem contaminações por ocratoxina A, substância produzida por alguns tipos de fungos e considerada uma das mais tóxicas. Os lotes foram amostrados nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) nos postos de fronteira durante sua entrada no país e controladas no mercado interno pelas equipes de fiscalização do Serviço de Inspeção Vegetal. De acordo com dados da Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat), as apreensões correspondem a 6,72% do total importado pelo Brasil em 2023, valor que chegou a alcançar 2.800 toneladas. Os países de origem desses lotes foram notificados oficialmente pelo Mapa e os mesmos devolvidos à sua origem ou condenados para destruição ou desnaturação, sob acompanhamento da autoridade fiscalizadora. LEIA MAIS: Codecon notifica 15 estabelecimentos durante Operação Natal Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.