"Um presidente que nada entende de saúde", diz Rui sobre saída de Teich; outros nomes também comentam
"Um presidente que nada entende de saúde", diz Rui sobre saída de Teich; outros nomes também comentam
O pedido de dmissão do ministro da Saúde, Nelson Teich, pegou de surpresa até mesmo a oposição ao governo Bolsonaro. O agora ex-titular da pasta pediu para sair do comendo ministerial nesta sexta-feira (15/5), por discordar do uso da cloroquina no combate ao novo coronavírus.
A doença já matou quase 14 mil pessoas em todo o país. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), classificou a segunda mudança no Ministério como "inaceitável". "Plena #pandemia, em 30 dias, dois ministros da Saúde demitidos por não aceitarem seguir as orientações médicas de um presidente que nada entende de Saúde. O país exige respeito à vida, à medicina e à ciência", escreveu no Twitter.
Inaceitável. Plena #pandemia, em 30 dias, dois ministros da Saúde demitidos por não aceitarem seguir as orientações médicas de um presidente que nada entende de Saúde. O país exige respeito à vida, à medicina e à ciência.
— Rui Costa (@costa_rui) May 15, 2020
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, também falou sobre o tempo que o ministro ficou no cargo - menos de um mês. "Nelson Teich sai sem ter entrado".
Em missão de combate à pandemia no interior, fui informado da demissão do Ministro da Saúde. Lamentavelmente, estamos trocando generais no meio da batalha. Nelson Teich sai sem ter entrado. Na Bahia, com @costa_rui o trabalho sério continua. pic.twitter.com/HFuUD6F7cl
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) May 15, 2020
Senador e ex-governador, Jaques Wagner (PT) afirmou que não acha estranho a saída do ministro da pasta. "Estranho é um médico sério ter entrado neste Ministério". Quem também falou sobre a demissão foi o senador Angelo Coronel (PSD), que já está pensando no próximo nome. "Espero que não se renda aos caprichos do presidente", escreveu.
O copo está enchendo próximo a transbordar. Espero q o próximo siga o exemplo e não se renda aos caprichos do presidente. Lealdade é louvável mas subserviência é covardia.
— Senador Angelo Coronel (@angelocoronel_) May 15, 2020
A pré-candidata à Prefeitura de Salvador e deputada federal, Lídice da Mata (PSB), disse que "ciência e esse negacionismo não têm como caminhar juntos".
O ministro da Saúde @TeichNelson não resistiu à política genocida do governo federal. Ciência e esse negacionismo não têm como caminhar juntos.
— Lídice da Mata (@lidicedamata) May 15, 2020
LEIA MAIS: "Inacreditável", diz ACM Neto sobre demissão de ministro da Saúde; Leo Prates também comenta saída
LEIA MAIS: Ministro da Saúde pede demissão do governo Bolsonaro antes de completar um mês no cargo
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.