Último Dia: ações ajudaram reduzir filas para ajuste de situação eleitoral, diz analista do TRE-BA

Jaime Barreiros destacou que entre os serviços mais solicitados, em período de eleições municipais, a procura pela transferência de títulos é muito grande.

Por Da Redação.

Último Dia: ações ajudaram reduzir filas para ajuste de situação eleitoral, diz analista do TRE-BAReprodução/TV Aratu
Os eleitores têm até esta quarta-feira (8/5) para tirar a primeira via do título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado. Conforme a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou de transferência será aceito nos 150 dias que antecedem a data da votação, que ocorre no próximo dia 6 de outubro. Quem está sem biometria deve se dirigir ao cartório eleitoral de sua cidade para regularizar sua situação. Já aqueles que possuem biometria cadastrada podem solicitar a regularização do título cancelado em uma unidade da Justiça Eleitoral ou pela internet, através do Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br). Antes de comparecer ao cartório, os eleitores devem verificar sua situação eleitoral no portal do TRE-BA. Outra opção é utilizar o Atendimento Virtual (Maia) por meio dos aplicativos Telegram (@maiatrebot) e WhatsApp (71) 3373-7000. Para regularizar o título, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. Se estiver solicitando a primeira via do título (alistamento eleitoral), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita isoladamente, sendo necessário apresentar documentação complementar. Além disso, o certificado de quitação militar é exigido para homens que completam 19 anos no ano em que se alistam. Em entrevista concedida ao programa Bom dia Bahia, da TV Aratu, o analista judiciário do TRE-BA, Jaime Barreiros, disse que apesar da fila registrada nesse último dia, a situação neste ano é muito melhor, diferente de outras épocas, devido às campanhas que foram realizadas. "Foram várias ações que aconteceram pra a gente chegar no último com uma fila, que é inevitável, mas muito menor do que em anos anteriores". comemorou. Jaime Barreiros destacou, ainda, que entre os serviços mais solicitados, em período de eleições municipais, a procura pela transferência de títulos é muito grande, já que os eleitores tendem a querer votar em um candidato de sua cidade de origem. Além disso, ressaltou que a busca pelo primeiro título também é grande. CONFIRA ENTREVISTA DO BOM DIA BAHIA https://www.youtube.com/watch?v=JQvix1FAF3I LEIA MAIS: Com enchentes no RS, Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.