TRISTE REALIDADE: Bahia tem quatro municípios entre os mais violentos do país, diz pesquisa
TRISTE REALIDADE: Bahia tem quatro municípios entre os mais violentos do país, diz pesquisa
Mais uma pesquisa aponta para a realidade violenta à qual os baianos estão submetidos diariamente. Dados do Atlas da Violência 2017, divulgado nesta segunda-feira (5/6), mostram que dos 10 municípios entre aqueles que registraram as maiores médias quando somadas as taxas de homicídio e de mortes violentas com causa indeterminada (índice classificado pela sigla “MVCI”), quatro estão na Bahia.
São eles: Lauro de Freitas, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O estudo utiliza dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2015.
LEIA MAIS: SIMÕES FILHO: Assalto a supermercado, termina com perseguição e tiroteio; PM foi atingido na ação
O Nordeste é a região que mais sofre com a violência. Oito dos 10 municípios indicados na pesquisa, que leva em consideração apenas cidades com mais de 100 mil habitantes, fazem parte da região.
Para os analistas, “as transformações urbanas e sociais acontecem rapidamente e sem as devidas políticas públicas preventivas e de controle, não apenas no campo da segurança pública, mas também do ordenamento urbano e prevenção social”.
LEIA MAIS: VIOLÊNCIA: Feira de Santana registra duas mortes por arma de fogo em dois dias
Isto significa dizer que, na opinião dos responsáveis pelo trabalho, as ações oriundas do poder público têm papel significativo para se analisar o aumento ou diminuição destes índices nos municípios brasileiros. Confira a lista:
1º – Altamira (Pará), com taxa de 107 homicídios por 100 mil habitantes
2º – Lauro de Freitas (Bahia), taxa de 97,7
3º – Nossa Senhora do Socorro (Sergipe), com 96,4;
4º – São José de Ribamar (Maranhão), com 96,4;
5º – Simões Filho (Bahia), com 92,3;
6º – Maracanaú (Ceará), com 89,4;
7º – Teixeira de Freitas (Bahia), com 88,1;
8º – Piraquara (Paraná), com 87,1;
9º – Porto Seguro (Bahia), com 86,0;
10º – Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco), com 85,3
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 14h30