Trecho oculto da Bíblia é descoberto com tecnologia de luz ultravioleta

O trecho oculto da Bíblia, escrito há 1.500 anos, estava escondido sob duas camadas de pergaminho

Por Da Redação.

Um trecho oculto da Bíblia, escrito há cerca de 1.500 anos e escondido sob duas camadas de pergaminho reaproveitado, foi encontrado por cientistas. A revelação foi possível por meio do uso de luz ultravioleta, que permitiu resgatar uma antiga interpretação do capítulo 12 do Evangelho de Mateus.

A passagem foi identificada pelo pesquisador Grigory Kessel, da Academia Austríaca de Ciências, e publicada na revista New Testament Studies. Segundo ele, trata-se de uma tradução siríaca dos Evangelhos, datada do século VI. Até então, apenas duas cópias conhecidas dessa versão existiam: uma na Biblioteca Britânica e outra no Mosteiro de Santa Catarina, no Egito. O novo manuscrito foi encaminhado à Biblioteca do Vaticano.

+ Médicos cogitaram deixar Papa Francisco morrer: 'Aconteceu um milagre'

+ 'Achamos que não conseguiríamos', diz médico de Papa Francisco

A prática de reaproveitar pergaminhos era comum entre escribas da época. | Foto: Reprodução/Vatican Library

A prática de reaproveitar pergaminhos era comum entre escribas da época, que raspavam manuscritos antigos para escrever novos conteúdos por cima. Com luz ultravioleta, os pesquisadores conseguiram identificar os vestígios da tinta original, que brilham em tons azulados mesmo após séculos.

O capítulo descoberto descreve episódios da vida pública de Jesus, como o momento em que seus discípulos colhem espigas de trigo em um sábado, contrariando as proibições de trabalho no dia sagrado. Em resposta às críticas, Jesus afirma:

“Mas, se vós soubésseis o que isto significa: eu quero misericórdia, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes” (Mateus 12:7).

A passagem também narra milagres realizados por Jesus aos sábados e seus embates com os fariseus sobre o sentido das leis religiosas. Em outro trecho, ele fala sobre a chegada do reino de Deus:

“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, então o reino de Deus é chegado a vós” (Mateus 12:28).

Entre os versículos mais simbólicos está a referência ao “sinal do profeta Jonas”, considerada a primeira previsão explícita da morte e ressurreição de Jesus:

“Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra” (Mateus 12:40).

O capítulo termina com uma declaração sobre o vínculo espiritual acima dos laços sanguíneos:

“Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, e irmã e mãe” (Mateus 12:50).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.