'Achamos que não conseguiríamos', diz médico de Papa Francisco
Após passar 38 dias internado devido a uma pneumonia, o Papa Francisco recebeu alta do hospital no último domingo (23)
Por Da Redação.
Após passar 38 dias internado devido a uma pneumonia, o Papa Francisco recebeu alta do hospital no último domingo (23) e continuará o tratamento em casa. O chefe da equipe médica responsável pelo tratamento do pontífice, Sergio Alfieri, afirmou em entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera que, devido à gravidade do estado de saúde do Papa, chegou-se a considerar a interrupção do tratamento.
Alfieri, que acompanhou toda a internação, revelou que o momento mais crítico ocorreu no dia 28 de fevereiro, quando o Papa sofreu uma piora significativa após engasgar com o próprio vômito. "Estávamos todos cientes de que a situação havia piorado ainda mais e que havia um risco real de que ele não sobrevivesse", contou o médico.
+ Papa inicia nova reforma católica e dá sinais de permanência
Em relação à decisão médica, Alfieri explicou: "Tivemos que escolher se pararíamos ali e o deixaríamos ir, ou seguiríamos em frente e forçaríamos todos os medicamentos e terapias possíveis, correndo um risco maior de danificar seus outros órgãos". De acordo com o médico, os rins e a medula óssea eram os órgãos mais vulneráveis a possíveis danos.
O chefe da equipe médica destacou que o Papa esteve consciente sobre a gravidade de sua situação e pediu à equipe médica que fizesse tudo o possível para salvá-lo. "Tente de tudo, não desista", lembrou Alfieri sobre o pedido de Francisco. O médico também afirmou que, a pedido do pontífice, os boletins médicos divulgados nunca contiveram informações alteradas ou omitidas.
Alfieri relatou ainda um momento de grande emoção: "Ele segurou minha mão por alguns minutos como se buscasse conforto". O médico revelou que, durante o período mais difícil da internação, ele e sua equipe presenciaram o sofrimento do Papa, e que, pela primeira vez, viu lágrimas nos olhos de alguns dos membros da equipe.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).