Termina nesta segunda o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda e começa pagamentos de restituições
Quem não conseguiu reunir todos os dados necessários para preencher a declaração, a orientação dos especialistas é enviá-la incompleta mesmo para evitar o pagamento da multa por atraso.
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda termina às 23h59 desta segunda-feira (31/5), pelo horário de Brasília. O contribuinte não deve deixar para a última hora, porque o sistema de informática da Receita pode ficar congestionado. A multa para quem entregar fora do prazo é de, no mínimo R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido.
Quem não conseguiu reunir todos os dados necessários para preencher a declaração, a orientação dos especialistas é enviá-la incompleta mesmo para evitar o pagamento da multa por atraso. Depois, é possível enviar uma declaração retificadora, sem multa.
RESTITUIÇÃO
Embora a Receita Federal tenha prorrogado o prazo para entrega da declaração até hoje, 31 de maio, o cronograma de pagamento da restituição não foi alterado. O primeiro lote será pago também hoje.
O pagamento da restituição obedece a uma fila. O contribuinte que entrega a declaração primeiro tem mais chances de receber logo. Apenas os idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores não seguem a fila.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.