Geral

TÁ CALOR! Bahia teve verão com temperatura máxima três graus acima da média histórica

TÁ CALOR! Bahia teve verão com temperatura máxima três graus acima da média histórica

Por Diorgenes Xavier

TÁ CALOR! Bahia teve verão com temperatura máxima três graus acima da média históricaFilipe Lyrio/Blog Mochileiros

É calor mesmo, nada de mimimi! Você que anda pelas ruas de Salvador, e de algumas cidades baianas, e sente como se um bafo quente estivesse te acompanhando a cada passo, saiba que sim, você não está errado! O Aratu Online conversou com Aldirio Almeida, meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e confirmou aquilo que as pessoas já tinham percebido no seu dia a dia: não está fácil para ninguém!


“A gente está com uma temperatura máxima acima da média em Salvador, cerca de três graus. Em março, esse número chegou a até quatro graus”. Segundo ele, a capital baiana costuma registrar dados que giram em torno dos 30º (valor médio) nesta época do ano. Em 2018, eles atingiram o patamar de 33°.


A temperatura esquenta, sobretudo, à tarde. Durante a noite, quando o clima tende a ser mais ameno, os números ficam na casa dos 24º, valor que corresponde com o que é verificado usualmente ano após ano. A situação foi semelhante em toda a Bahia no mês de janeiro. Em fevereiro, toda a região do litoral se manteve, por assim dizer, aquecida. A mesma situação em março.


LEIA MAIS: FAKE NEWS: O compartilhamento de notícias falsas pode prejudicar a sua saúde


Os dados aparecem no que os meteorologistas chamam, curiosamente, de Mapa de Anomalia, que além da capital, também analisa a Região do Recôncavo. E pra ficar claro que as reclamações não são queixas à toa, a maior temperatura em Salvador foi registrada no dia 9 deste mês: 35,6º, de acordo com dados da base de estação meteorológica de Ondina.


As causas são chuvas abaixo da média e a pouca nebulosidade, que contribuem para este clima, digamos, infernal. “Especificamente na segunda semana de março, tivemos uma influência dos ventos Norte e Nordeste em Salvador, que provocaram um aumento ainda maior da temperatura”, explica Aldirio.


TÁ CALOR Bahia tem verão com temperaturas máximas três graus acima da média histórica 2

Arte: César Galvão/Aratu Online


Mas, calma! Temos notícias boas também. Essa situação deve começar a melhorar em meados de abril, período no qual as chuvas aparecem com maior frequência e intensidade na Bahia. “Nessa época do ano, a média de temperaturas máximas fica em 28,6º”. Então, você pode até achar que não é o cenário ideal, nem o paraíso do frescor, mas, já fica um pouco mais agradável.


Mas, como nem tudo são flores, se pelo calendário oficial o verão termina nesta terça-feira (20/3), os baianos ainda terão mais alguns dias de sauna natural pela frente e, infelizmente, não dá pra viver de sombra e água fresca o tempo todo. Que pena..


LEIA MAIS: Regra que exigia curso e exame teórico para renovação de CNH será revogada, diz ministério


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu


*Publicada originalmente às 6h (20/3)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.