Por unanimidade, STF decide manter Braga Netto preso

Manutenção da prisão do general e ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro foi decidida pela Primeira Turma do STF nesta sexta-feira

Por Da Redação.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta sexta-feira (14), manter preso o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa do governo de Jair Bolsonaro. Ele está detido desde 14 de dezembro, acusado de interferir nas investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.

STF mantém Braga Netto preso. Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O julgamento, iniciado na semana passada em plenário virtual - sistema no qual não há discussão dos votos -, contou com a decisão unânime dos ministros que compõem a Primeira Turma: Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia, que votaram a favor da manutenção da prisão do militar.

De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Braga Netto estaria no centro da trama golpista. Ele é acusado de ter entregue dinheiro em uma sacola de vinho para financiar os acampamentos que apoiavam o suposto golpe.

Além disso, o general teria tentado interferir nas investigações sobre o plano, buscando obter informações sigilosas sobre o acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. A PGR também aponta que Braga Netto teria participado de ações para financiar militares envolvidos em um plano que incluía o sequestro do ministro Alexandre de Moraes.

O ex-ministro está entre os 34 denunciados pela PGR pela suposta tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma do STF deve analisar no próximo dia 25 se aceita ou não a denúncia contra ele e outras sete pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que seriam considerados os principais integrantes da suposta organização golpista.

STF decide por unanimidade a prisão de Braga Netto.Jose Cruz | Agência Brasil

Leia Mais: Presidente do PV, Ivanilson Gomes é sequestrado em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.