Salvador recebe encontro de festival dedicado à igualdade de direitos
Programação conta com shows de Melly e Banda Didá
Pela primeira vez em Salvador, o Esquenta WOW, um dos eventos preparatórios para o Festival Mulheres do Mundo (WOW) Rio, será realizado no dia 30 de novembro, na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho. A entrada é gratuita.
Com o tema 'Vozes de Mulheres que Ecoam em seus Territórios', o encontro tem como objetivo reunir instituições e mulheres engajadas na luta pela igualdade de direitos. Nesta edição, o destaque é a homenagem a Dona Dalva Damiana de Freitas, fundadora do Samba de Roda Suerdieck e integrante da Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte, símbolo da resistência cultural e ancestralidade afro-brasileira.
Atividades
Com rodas de conversa, oficinas, feira de empreendedorismo, shows e performances, o evento promete fomentar encontros especiais e inspiradores. Saúde reprodutiva e direito à educação estão entre os temas que serão debatidos pelos grupos presentes no encontro. Entre os coletivos que participarão das atividades estão instituições como o Odara Instituto, Bahia Street, Instituto da Mulher Negra - Mãe Hilda Jitolu e Banda Didá.
A programação do Esquenta WOW Salvador será dividida ao longo dos dois dias e pretende mobilizar mulheres de toda a cidade. No primeiro dia (29), o espaço será reservado para a troca de experiências entre coletivos e organizações de mulheres. Esse também será um espaço para conhecer, dialogar e trocar experiências com algumas instituições apoiadoras. Já no dia 30, o evento será aberto ao público, com toda sua programação voltada a reverenciar o legado ancestral e homenagear mulheres que são exemplos vivos de sabedoria e resistência em seu território.
PROGRAMAÇÃO
10h | Pátio Viração
Atividade: Abertura
Convidadas: Eliana Sousa Silva, Inaê Moreira e Pâmela Carvalho
11h30
Atividade: Homenagem à Dona Dalva do Samba
12h30 às 14h - Almoço
14h | Teatro Cambará
Atividade: Mesa | Saúde Reprodutiva e Bem viver
Convidadas: Veronica Santos, Emanuelle Goes e Andreza Dionísio
14h30 | Sala Rosa
Atividade: Oficina de comunicação antiracista
Convidada: Dôra Santos
16h | Teatro Cambará
Atividade: Mesa | Direito à Memória e Educação
Convidadas: Mãe Márcia, Tiffany Odara, Rita Cliff, Mestra Janja e Pâmela Carvalho
16h30 | Sala Rosa
Oficina de Turbante
Convidada: Dete Lima
17h30 | Pátio Viração
Oficina de Dança Afro
Convidada: Nildinha Fonseca
19h | Pátio Viração
Show
Atração: Melly
20h
Apresentação | Pátio Viração
Atração: Banda Didá
LEIA MAIS: Ato de celebração do Novembro Negro acontece na Concha Acústica nesta terça
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).