PROTETOR DOS ANIMAIS: Fiéis homenageiam São Francisco e levam animais para serem abençoados
PROTETOR DOS ANIMAIS: Fiéis homenageiam São Francisco e levam animais para serem abençoados
A Ordem dos Frades Menores, residente no Convento de São Francisco, no Pelourinho, celebrou a festa de São Francisco de Assis, nesta terça-feira (3/10), com uma programação especial: a Celebração do Trânsito de São Francisco (passagem para a vida eterna).
Hoje (4/10), dia festivo, a comunidade se reune para participar de Missas em dois horários: uma que aconteceu às 7h e outra às 18h. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite, às 10h, quando haverá a tradicional bênção dos animais.
Logo após a Celebração Eucarística presidida por Dom Marco será servida uma feijoada franciscana no salão de festas da Ordem Terceira. O ingresso custa R$ 20 e pode ser adquirido na portaria do Convento.
PROTETOR DOS ANIMAIS
Filho de um comerciante pertencente à pequena nobreza da cidade, Francisco, depois da chamada divina, abandona a ?vida boa? para dar início a uma vida de penitência e solidão, vivendo em total pobreza.
O tema subjacente de sua vida foi o amor à natureza desenvolvido em todas as suas formas. Não surpreendentemente, São Francisco chamava o Sol de irmão e a Lua de irmã. Para ele, todos os animais merecem respeito e o seu Cântico das Criaturas começa com um elogio: Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas.
Em todas as suas histórias, em todas as suas orações, estão presentes animais como os peixes, o cordeiro e especialmente as aves. Mas, certamente, a lenda mais conhecida é aquela ligada ao lobo que aterrorizou a cidade de Gubbio. Diz-se que São Francisco conseguiu falar com o lobo, acalmou a sua ferocidade e trouxe de volta a paz à cidade.
E depois o dito lobo viveu dois anos em Gúbio; e entrava domesticamente pelas casas de porta em porta, sem fazer mal a ninguém, e sem que ninguém lho fizesse; e foi nutrido cortesmente pela gente; e andando assim pela cidade e pelas casas, jamais nenhum cão ladrava atrás dele. Francisco viveu uma vida de harmonia e respeito a todos os seres vivos e é um exemplo a ser seguido, principalmente, pela sua estreita relação com os animais.
LEIA MAIS: ELAS NO VOLANTE: Mulheres ignoram preconceito, superam assédio e ampliam espaço no UBER
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 8h34 (4/10)