Para evitar choque, avião arremete em aeroporto de São Paulo um dia após tragédia completar 15 anos; vídeo flagra ação
A Gol informou que todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de segurança.
Um avião da Gol que se aproximava do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou arremeter, na segunda-feira (18/7), durante a aterrissagem por conta da presença de uma aeronave da Latam na pista.
A Gol informou que todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de segurança e que, depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em segurança às 10h. A arremetida é uma manobra normal e segura, que permite aos pilotos iniciar nova aproximação em condições mais favoráveis, como neste caso.
A Latam, por sua vez, disse que não registrou irregularidade na operação deste ou de qualquer outro voo na segunda-feira (18/7). O Comando da Aeronáutica informou à Agência Brasil que está apurando o fato.
Questionada sobre a ocorrência de falha, a Aeronáutica respondeu que a arremetida é um procedimento seguro e previsto, realizado quando necessário. “Consiste em uma ação na qual os pilotos interrompem a trajetória de descida em direção a uma determinada pista, com a finalidade de manter a segurança da operação da aeronave.”
O Comando da Aeronáutica acrescentou que essa manobra é sempre uma opção segura em caso de meteorologia adversa, determinados fatores operacionais e ocorrência de imprevistos e que pode ser iniciada por decisão da tripulação ou por solicita do controle de tráfego aéreo.
TRISTE COINCIDÊNCIA
A arremetida aconteceu no mesmo aeroporto que, no dia 17 de julho de 2007, 199 pessoas morreram após o voo JJ 3054 da então TAM não conseguir frear na pista, molhada por conta da chuva.
O acidente ainda é considerado a maior tragédia da aviação comercial brasileira. A aeronave saiu do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com destino ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista, com 187 pessoas a bordo, das quais seis tripulantes, incluindo os pilotos, que operavam o voo.
No momento em que pousou, o Airbus A320-233 se desgovernou na pista que estava molhada devido a uma forte chuva, deslizou sobre o gramado, avançou contra um muro e cruzou a Avenida Washington Luís a uma velocidade de 178 km/h, chocando-se contra imóveis.
VEJA VÍDEO: LEIA MAIS: Amado Batista interrompe show e abandona palco na Bahia; veja vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!