Papa Francisco tem noite tranquila no hospital após crise de asma
Papa precisou passar por "terapia de alto fluxo de oxigênio" e transfusões de sangue no sábado (22)
Por Da Redação.
O Papa Francisco, de 88 anos, passou uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, segundo comunicado divulgado pelo Vaticano na manhã deste domingo (23). A informação vem um dia após o estado de saúde do pontífice ter sido descrito como "crítico", devido a uma crise de asma prolongada. O líder religioso pediu desculpas por não comparecer à tradicional oração dominical, conforme relatado pela Santa Sé.

O Papa está internado desde o dia 14, por problemas respiratórios. Foto: Reprodução/Vatican News
Internado desde a última sexta-feira (14), o Papa precisou passar por "terapia de alto fluxo de oxigênio" e transfusões de sangue no sábado (22), após exames apontarem baixa contagem de plaquetas, essenciais para a coagulação, associadas a um quadro de anemia. Inicialmente diagnosticado com bronquite, o estado de saúde de Francisco evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite de terça-feira (20), uma tomografia revelou a presença de pneumonia bilateral.
O Vaticano informou que não há previsão de alta hospitalar e, por isso, decidiu cancelar os compromissos do Papa para o fim de semana, incluindo a tradicional missa dominical. Esta é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos.
A primeira ocorreu em julho de 2021, quando o pontífice foi submetido a uma cirurgia devido a uma diverticulite. A segunda foi em março de 2023, por bronquite infecciosa, e a terceira, em junho do mesmo ano, devido ao risco de obstrução intestinal.
O comunicado da Santa Sé destacou que o Papa está recebendo os cuidados necessários e que sua equipe médica monitora de perto sua evolução clínica.

O Papa Francisco chegou a interromper um sermão por dificuldades de respirar. Foto: Reprodução/Vatican News
LEIA MAIS: Papa tem pneumonia nos dois pulmões e passa por novo tratamento
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).